topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

» Home » Crónicas e Artigos » Carlos Morgadinho » Um Viva para o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho...

 

Um Viva para o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho...


Textos e Fotos: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Tenho, ao longo destes últimos anos, na função de cobrir eventos culturais no seio das nossas comunidades do Ontário e não só, apreciado a dedicação, voluntarismo e o trabalho desenvolvido nos nossos clubes e associações na sublime missão de preservar e disseminar as raízes seculares que OS nossos pioneiros, e todos nós em geral, trouxemos nos corações no momento em que deixamos as nossas terras que foram OS nossos berços procurando desta forma um futuro mais sorridente e cheio de oportunidades.

Disto tenho testemunhado pelo fervilhar do “pote” DA nossa cultura onde a música, cantar, filarmónicas, folclore, gastronomia, desporto e religiosidade tem-se agigantado, passando inclusive estes valores aos mais novos que, de certeza absoluta, irão Dar continuidade ao que OS seus pais e avós tanto se dedicaram e sacrificaram.

Seria fastioso numerar todas essas agremiações culturais, desportivas e religiosas neste pequeno espaço desta revista pelo que me deixo quedar por aqui. No entanto gostaria de salientar um dos grupos que praticamente vi “nascer” – o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho. Fantástico esta ideia de passarem o seu tempo livre dedicando-se a uma arte musical bem característica DA região do Minho e cujos traços se perde nas brumas do tempo. Quantas são as vezes, semanalmente, que passo pela sede do Arsenal, depois das 20 horas, e lá vou encontrar muitos dos seus elementos, mais duma dúzia deles, a “brincar” com as concertinas juntamente com outros mais dando “vida” aos cavaquinhos, castanholas e ferrinhos. É uma paródia, uma autêntica alegria e que eu chamaria, e por isso peço perdão, de “Irmandade” unida pelo “amor” às concertinas e às raízes do Minho.

Penso não estar errado quando afirmo que, for a do Minho, não exista grupo totalmente composto por concertinas, que tenha tão bem divulgado esta arte tão apreciada não só pelos minhotos mas também por todos OS nossos conterrâneos aqui radicados. Eu pelo menos, um “alfacinha”, gosto imenso de escutar e de OS ver atuar. Bem certinhos, e com reportório apropriado, não há festa onde apareçam que não sejam aplaudidos calorosamente e, muitas vezes de pé, por quanto enchem OS nossos salões, tal é o sucesso arrecadado dos auditórios.

Desta forma quero deixar um Grande abraço a todos else, aos seus membros, pela excelente ideia que um dia tiveram de formar o grupo e também, como é óbvio, ao Arsenal do Minho de Toronto, pelo apoio que tem prestado às “concertinas” para que muitas das vezes sejam else OS verdadeiros “embaixadores”, DA alegria nortenha, deste prestigioso e popular clube minhoto de Toronto na atividade festiva comunitária.

Bravo. Continuem com mais um “passo” em frente….

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007